Calculadora de Resistência Média, Inferior e Superior à Tração do Concreto
Calcular Resistência Média, Inferior e Superior à Tração do Concreto
Informe os parâmetros necessários abaixo.
Como calcular a Resistência à Tração do Concreto
A fórmula para o cálculo do Módulo de Elasticidade Tangente Inicial do Concreto pode ser definida como:
\[E_\text{ci} = \alpha_E \cdot 5600 \cdot \sqrt{f_\text{ck}} \]A resistência à tração do concreto é a capacidade máxima de tensão de tração que o material pode suportar antes de se romper. Ela é menor que a resistência à compressão do concreto, podendo representar cerca de 10% dela.
O concreto pode falhar rapidamente quando submetido a força de tração, como dobramento ou alongamento. Isso acontece porque o concreto é composto por agregados e pasta de cimento, e sua estrutura nunca é completamente homogênea.
A resistência à tração direta do concreto é muito útil na determinação da armadura de tração mínima em uma viga de concreto armado, e usada também nos cálculos estruturais em geral (ABNT NBR 6118).
Assim, a resistência à tração média do concreto pode ser calculada pela seguinte fórmula:
\[f_\text{ctk,m} = 0,3 \cdot \sqrt[3]{{f_\text{ck}}^2}\]Onde:
fctk,m é a resistência à tração média do concreto em Mpa;
fck é a resistência à compressão do concreto em Mpa.
Note que, uma vez obtida a resistência à tração média do concreto (que é um método estatístico), podemos obter seus limites inferior e superior usando as seguintes fórmulas:
\[f_\text{ctk,inf} = 0,7 \cdot f_\text{ctk,m}\] \[f_\text{ctk,sup} = 1,3 \cdot f_\text{ctk,m}\]Sobre a resistência à tração do concreto
A resistência à tração do concreto refere-se à capacidade do material em suportar forças que tentam esticá-lo ou separar suas partes. É um valor crucial na engenharia civil, pois o concreto, por natureza, é fraco na tração, especialmente em comparação com sua resistência à compressão. A resistência à tração do concreto é geralmente menor do que a resistência à compressão, variando entre 8 e 15% desta última.