Calculadora de Perda de Carga Unitária Fórmula Fair-Whipple-Hsiao

Calcular Perda de Carga Unitária Fórmula Fair-Whipple-Hsiao

Insira as informações solicitadas e observe o resultado no painel à direita.

Fórmula de Fair-Whipple-Hsiao para a Perda de Carga Unitária

A fórmula de Fair-Whipple-Hsiao é utilizada para o cálculo da perda de carga em sistemas de água fria e quente, sendo uma ferramenta prática para o dimensionamento de instalações prediais. Essa fórmula, ou melhor, o ábaco que a representa, considera variáveis como a perda de carga unitária (j), a velocidade (v), a vazão (Q) e o diâmetro nominal (DN) da tubulação. Para usá-la, geralmente se determina duas dessas variáveis e, através do ábaco, encontra-se as outras duas.

A fórmula de Fair-Whipple-Hsiao é especialmente útil para tubulações de PVC de até 100 mm de diâmetro, embora existam outras fórmulas e métodos para cálculos mais complexos ou com materiais diferentes.

Perda de carga refere-se à diminuição da pressão de um fluido (no caso, água) ao longo de uma tubulação, devido ao atrito com as paredes do tubo e às perdas em conexões e acessórios. A perda de carga unitária (j) é a perda de pressão por unidade de comprimento da tubulação.

Nossa Calculadora de Perda de Carga Unitária Fórmula Fair-Whipple-Hsiao usa a seguinte fórmula para tubulações rugosas (Aço carbono, galvanizado ou não):

\[j = 20,2\times10^5 \cdot Q^\text{1,88} \cdot D^\text{-4,88} \] Onde:

j = perda de carga unitária em m.c.a/m (metros de coluna d'água por metro);

Q = vazão a ser considerada na tubulação, em L/s (litros por segundo);

D = diâmetro interno da tubulação em mm (milímetros).

Se a tubulação for lisa (Plástico, PVC, cobre ou liga de cobre), a fórmula a ser usada é:

\[j = 8,69\times10^5 \cdot Q^\text{1,75} \cdot D^\text{-4,75} \]