Calculadora de Fator de Atrito Equação de Colebrook-White Condutos Forçados

Calcular Fator de Atrito Equação de Colebrook-White

Insira as informações solicitadas e observe o resultado no painel à direita.

Fórmula do Fator de Atrito Equação de Colebrook-White

A Equação de Colebrook-White (ou simplesmente Equação de Colebrook) é uma equação de engenharia usada para aproximar o fator de atrito de Darcy (ou fator de atrito de Darcy-Weisbach) para escoamentos turbulentos em tubulações ou dutos com fluxo total. O fator de atrito é necessário para calcular a queda de pressão ou perda de carga devido à rugosidade da parede usando a equação de Darcy-Weisbach.

Veja a fórmula da Equação de Colebrook-White:

\[\frac{1}{\sqrt{f}} = -2,0 \cdot log_\text{10} \cdot \left(\frac{\epsilon/D}{3,7} + \frac{2,51}{R_e \cdot \sqrt{f}} \right)\] Onde:

f é o fator de atrito de Darcy;

ε é a rugosidade absoluta, ou seja, a altura da rugosidade do tubo em mm. Cuidado com as tabelas que fornecem a rugosidade em metros e não em milímetros. Ver tabela de Rugosidade Absoluta de alguns materiais;

D é o diâmetro da tubulação em mm;

Re é o número de Reynolds. Ver Calculadora de Número de Reynolds para condutos forçados.

É importante observar que a Equação de Colebrook só é válida para escoamentos turbulentos em tubulações, onde o número de Reynolds é maior que ~4000. O número de Reynolds é influenciado pela velocidade do fluxo na tubulação, pelo diâmetro da tubulação e pela viscosidade cinemática do fluido.

A equação de Colebrook é uma equação implícita. Isso significa que não há como organizar a equação para obter o fator de atrito de Darcy em um dos lados do sinal de igual.

Portanto, a iteração é necessária para resolver a equação de Colebrook.